Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente angolano em visita à África do Sul a partir de quinta-feira

O novo Presidente angolano, João Lourenço, inicia quinta-feira uma visita de Estado à África do sul, para reforço de cooperação bilateral, anunciou a Presidência da República sul-africana.

Presidente angolano em visita à África do Sul a partir de quinta-feira
Notícias ao Minuto

15:39 - 21/11/17 por Lusa

Mundo João Lourenço

A visita oficial vai decorrer durante dois dias, entre 23 e 24 de novembro, e está prevista a assinatura de um acordo recíproco para supressão de vistos em passaportes ordinários, à semelhança do entendimento assinado na semana passada entre Angola e Moçambique.

A comitiva de João Lourenço, de acordo com a Presidência sul-africana, integra vários ministros e altos funcionários do Governo angolano, bem como uma delegação empresarial que participará num fórum empresarial para discutir oportunidades de investimento e comércio entre os dois países.

Angola é um dos principais parceiros comerciais da África do Sul no continente africano. As exportações sul-africanas para Angola atingiram, em 2016, os 8,2 mil milhões de rands (500 milhões de euros), enquanto no sentido inverso a África do Sul comprou 18 mil milhões de rands (1.100 milhões de euros) de petróleo angolano.

A comitiva do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, nesta receção deverá integrar, além do chefe da diplomacia, outros 10 ministros do Governo da África do Sul.

A primeira visita oficial de João Lourenço, eleito Presidente angolano em agosto, ao exterior do país aconteceu em outubro, com o chefe de Estado a passar a presidência da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), em Brazzaville, ao homólogo da República do Congo.

Já esta quarta-feira, o Presidente angolano e precisamente o homólogo da África do Sul, Jacob Zuma, partem para Harare, para analisar a situação no Zimbabué, com processo de destituição de Robert Mugabe, enquanto dirigentes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Na quinta-feira, João Lourenço é esperado pelas 10h00 (08h00 em Lisboa) em Pretória.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório