Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Falta de entendimento entre rivais palestinianos pode levar a conflito

O enviado das Nações Unidas para o Médio Oriente alertou hoje que, se as conversações de reconciliação entre os rivais palestinianos Fatah e Hamas falharem, poderá haver "outro conflito devastador".

Falta de entendimento entre rivais palestinianos pode levar a conflito
Notícias ao Minuto

22:19 - 20/11/17 por Lusa

Mundo ONU

Nickolay Mladenov disse ao Conselho de Segurança que a abertura das "conversações críticas intra-palestinianos" está prevista para terça-feira, no Cairo.

O responsável disse que o acordo de outubro entre os dois rivais, destinado a restaurar o regime da autoridade palestiniana Fatah na Faixa de Gaza controlada pelo Hamas, começou "um longo caminho que pode levar à reconciliação".

Mas, o coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Médio Oriente advertiu acerca das consequências de um fracasso do acordo Hamas-Fatah.

"Quer seja desencadeada pelo descalabro da lei e da ordem em Gaza, pela ação de extremistas ou pela escolha estratégica, o resultado será o mesmo - devastação e sofrimento para todos", disse Nickolay Mladenov, defendendo que "este ciclo deve ser evitado a todo o custo".

Referiu que os líderes palestinianos, Israel e a comunidade internacional "têm uma responsabilidade importante em promover os esforços de paz".

As fações rivais devem primeiro resolver a crise humanitária para os dois milhões de residentes em Gaza e devolver ao território um controlo civil e de segurança pela autoridade palestiniana, disse Nickolay Mladenov ao Conselho através de video conferência a partir de Jerusalém.

As conversações de terça-feira deverão focar-se na expansão do regime da Autoridade Palestiniana em Gaza e em outros assuntos nacionais.

Em 2007, o Hamas tomou o controlo de Gaza da Autoridade Palestiniana depois de ter ganhado as eleições legislativas um ano antes. Exerce poder absoluto em Gaza desde essa altura, levando as condições humanitárias a um colapso quase total.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório