Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

ONG's apelam a reunião especial da ONU sobre direitos humanos na Birmânia

Trinta e cinco organizações não governamentais (ONG), entre as quais a Amnistia Internacional, apelaram hoje à comunidade internacional para que seja organizada uma reunião de urgência da ONU sobre a crise dos rohingya, na Birmânia.

ONG's apelam a reunião especial da ONU sobre direitos humanos na Birmânia
Notícias ao Minuto

21:00 - 20/11/17 por Lusa

Mundo Rohingya

Estas organizações pedem uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre "a deterioração da situação dos Direitos do Homem na Birmânia", referem numa mensagem enviada aos 47 Estados membros da organização.

"Exortamos as vossas delegações a apoiar a realização de uma sessão assim que possível", indicam as ONG, entre as quais estão a Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos e a Comissão Internacional de Juristas.

Perante as "graves informações dando conta do estado de violações dos direitos do homem, como crimes contra a humanidade, cometidos pelas forças de segurança da Birmânia (...) e tendo em conta o êxodo sem precedentes de mais de meio milhão de refugiados rohingya (...) para o Bangladesh, pensamos que uma sessão especial é imperativa para lançar uma ação decisiva", defendem.

Pedem ao Conselho da ONU para adotar uma resolução a exortar a Birmânia a "cessar imediatamente todas as violações dos direitos humanos" e a "permitir imediatamente às organizações humanitárias internacionais e locais acederem livremente e sem entraves a todas as regiões do país".

As reuniões extraordinárias do Conselho de Direitos Humanos são raras e somente 26 sessões especiais foram realizadas desde a sua criação, em 2006.

Uma reunião especial pode ser convocada a pedido de, pelo menos, um terço dos Estados membros, ou seja, de 16 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório