Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Agência Europeia do Medicamento vai rumar a... Amesterdão

Recorde-se que o Porto também estava na corrida.

Agência Europeia do Medicamento vai rumar a... Amesterdão
Notícias ao Minuto

17:15 - 20/11/17 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Escolha

Esta segunda-feira foi o dia de decidir qual será a cidade europeia a acolher a sede da Agência Europeia do Medicamento.

As expetativas eram muitas, até porque a cidade do Porto estava na corrida. Contudo, acabou por ser a cidade holandesa a eleita. Amesterdão afastou Copenhaga e Milão, após a realização de um sorteio na fase final.

Numa "corrida" na qual participava a cidade do Porto, que foi afastada na primeira volta, ao ser a sétima cidade mais votada, Milão foi a cidade a reunir mais votos nas duas primeiras voltas, mas na terceira e última ficou empatada com Amesterdão (13 votos cada, já que um dos 27 Estados-membros teve voto nulo), havendo então necessidade de recorrer a um sorteio, tal como previam as regras, e a sorte sorriu à cidade holandesa, indicaram fontes europeias.

Na primeira volta da votação para a sede da EMA, o Porto recolheu 10 votos, tendo sido a sétima cidade mais votada, a par de Atenas, e atrás de Milão (25 votos), Amesterdão e Copenhaga (ambas com 20) -- tendo estas três passado à segunda volta -, Bratislava (15), Barcelona (13) e Estocolmo (12).

Os outros candidatos que hoje se apresentaram a votos eram Bona (Alemanha), Lille (França), Sófia (tiveram todas 3 votos na primeira volta); Viena (4), Bruxelas e Helsínquia (ambas com 5 votos), Bucareste e Varsóvia (7).

A EMA, cuja localização em Londres terá de mudar devido à saída do Reino Unido da UE, conta atualmente com 890 trabalhadores e recebe cerca de 35 mil representantes da indústria por ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório