Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Aviso de tsunami após sismo de magnitude 7.0 nas Ilhas Lealdade

Sismo com epicentro a 12 quilómetros de profundidade ocorreu 260 quilómetros a nordeste de Nouméa, a capital da Nova Caledónia.

Aviso de tsunami após sismo de magnitude 7.0 nas Ilhas Lealdade
Notícias ao Minuto

23:36 - 19/11/17 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Mundo ESCM

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) emitiu um alerta na sequência de um sismo de magnitude 7.0 nas Ilhas Lealdade. O aviso do organismo refere que existe possibilidade de ondas perigosas num raio de 300 quilómetros do epicentro do sismo.

O aviso surge na sequência de um sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter que atingiu este domingo as Ilhas Lealdade, na Nova Caledónia, arquipélago francês situado no Pacífico Sul, de acordo com o Centro Sismológico Euro-mediterrâneo (ESCM, sigla em inglês).

O terramoto, que teve o epicentro a 12 quilómetros de profundidade, ocorreu 260 quilómetros a nordeste de Nouméa, a capital da Nova Caledónia e 93 quilómetros a leste de Tadine.

A Nova Caledónia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico e dos vulcões submarinos da Bacia de Lau, razão pela qual é recorrentemente sacudida por movimentos telúricos.

[Notícia atualizada às 23h44]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório