Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Mugabe afastado da liderança do partido

O vice presidente Emmerson Mnangagwa será o seu sucessor.

Mugabe afastado da liderança do partido
Notícias ao Minuto

11:51 - 19/11/17 por Andrea Pinto

Mundo Zimbabué

Robert Mugabe foi destituído pelo seu próprio partido, o ZANI-PF, da liderança do mesmo, avança a Reuters. A mesma fonte anuncia que Emmerson Mnangagwa, vice presidente que foi demitido por Mugabe há duas semanas, será o seu sucessor. A decisão foi tomada numa reunião de urgência realizada esta manhã de domingo.

O objetivo em afastar Mugabe será o de o fazer desistir da presidência do país, que já lidera há 37 anos, e de o impedir de nomear a sua mulher Grace como sua sucessora.

A influente Liga dos Jovens da ZANU-PF quer que Robert Mugabe se demita do cargo de Presidente e exige a "expulsão" de Grace Mugabe do partido no poder no Zimbabué desde a independência, em 1980.

Segundo a líder da Liga dos Jovens da União Nacional Africana do Zimbabué -- Frente Patriótica (ZANU-PF), Yeukai Simbanegavi, "chegou a hora de Mugabe descansar" com o estatuto de "decano dos estadistas".

O exército zimbabueano mantém Mugabe sob residência vigiada, após ter avançado com a operação militar, que negam tratar-se de um golpe de Estado, depois de o presidente ter exonerado o vice-Presidente do país. Recorde-se que Mugabe teria agendado um encontro hoje com vários líderes militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório