Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Empresa de comboios lamenta falha de 20 segundos de adiantamento

O comboio partiu às 9:43:40 horas e devia ter saído da estação apenas às 9:44 horas.

Empresa de comboios lamenta falha de 20 segundos de adiantamento
Notícias ao Minuto

19:43 - 16/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Transportes

Uma empresa japonesa, que gere os comboios da área metropolitana de Tóquio, fez questão de pedir desculpa publicamente pelo adiantamento (de 20 segundos) do comboio que liga Akihabara, em Tóquio, a Tsukuba, na terça-feira passada.

“No dia 14 de novembro, às aproximadamente 9h44, um comboio da Metropolitan Intercity Railway Company com direção a norte deixou a estação cerca de 20 segundos antes do tempo indicado no placard. Lamentamos profundamente pela severa inconveniência imposta aos nossos clientes”, pode ler-se num comunicado publicado no site da companhia e citado pela versão inglesa do jornal Japan Today.

Num artigo publicado neste jornal é explicado que os comboios partem de quatro em quatro minutos daquela estação e que por isso não seria um problema significativo.

No entanto, explicam, como os comboios são tão pontuais, muitos japoneses planeiam todo o seu percurso para o trabalho com base nos tempos dos comboios e no tempo que demoram a chegar à plataforma, havendo até quem acerte o relógio com o da estação.

Dessa forma, se um comboio partir 20 segundos mais cedo que o habitual, mesmo que outro chegue apenas quatro minutos depois, já vai afetar as trocas entre transportes que os utilizadores tenham de usar durante o caminho entre casa e o trabalho, criando um efeito de ‘bola de neve’ e fazendo por fim com que cheguem atrasados.

No fim do artigo é referido que apesar deste tipo de erro não exigir uma desculpa, o autor classifica o gesto como “sem dúvida algo admirável” e como o facto de terem tirado uns momentos para lamentar sinceramente o sucedido seja “uma das partes mais bonitas da sociedade japonesa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório