Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Nova resolução de destituição contra Trump no Congresso

Um congressista democrata da Câmara dos Representantes norte-americana apresentou hoje uma resolução - a terceira, este ano - para destituir o Presidente, Donald Trump, acusado de criar obstáculos à investigação sobre a ingerência russa na campanha eleitoral de 2016.

Nova resolução de destituição contra Trump no Congresso
Notícias ao Minuto

19:11 - 15/11/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Mas sendo a câmara baixa do parlamento dos Estados Unidos controlada pela maioria republicana do Presidente norte-americano, a resolução não tem realmente qualquer hipótese de ser aprovada.

"Nós apelamos à Câmara para que comece imediatamente audições para a destituição", declarou Steve Cohen, eleito pelo Estado do Tennessee, que acusa o multimilionário de sabotar a independência da Justiça e a liberdade de imprensa e de se servir do seu cargo para enriquecer, graças aos seus hotéis.

A resolução do congressista é, segundo ele, apoiada por cinco dos seus colegas, todos democratas.

Outras duas resoluções foram antes reveladas ou formalmente apresentadas pelos congressistas democratas Brad Sherman (em julho) e Al Green (em outubro), apoiando este último igualmente o texto de Steve Cohen.

No total, só sete dos 194 membros democratas da Câmara dos Representantes subscreveram oficialmente uma das três resoluções de destituição.

Os líderes democratas e a maioria dos membros da oposição mantêm-se à margem deste movimento.

Mas, na opinião de Steve Cohen, estas iniciativas podem ajudar o Partido Democrata.

"A base democrata precisa de saber que existem representantes no Congresso dispostos a fazer frente ao Presidente, a apelar para a sua destituição e a denunciar o seu comportamento ilegal que ameaça o nosso país", declarou.

O Partido Republicano controla a agenda de trabalhos da câmara baixa do parlamento norte-americano, mas o representante texano Al Green disse recentemente que ia tentar utilizar um procedimento parlamentar para obrigar a uma votação sobre a resolução antes do Natal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório