Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia usou imagens de videojogo para acusar EUA de colaborar com Daesh

Ministério da Defesa russo fala em erro de funcionário ao anexar fotografias erradas à acusação. Norte-americanos dizem que alegações russas são “mentiras”, como atestam as imagens do videojogo.

Rússia usou imagens de videojogo para acusar EUA de colaborar com Daesh
Notícias ao Minuto

15:26 - 15/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Depois de ter acusado os Estados Unidos de estarem a colaborar com o Estado Islâmico, o ministério da defesa russo anexou fotografias que deveriam servir para sustentar a acusação de que Washington deu cobertura ao grupo terrorista durante a fuga da cidade de Abu Kamal, na Síria. O problema é que as imagens não são reais, mas sim de um videojogo, segundo a Ansa.

A Conflict Intelligence Team, um grupo de russos que analisa as informações divulgadas pelo ministério da defesa, detetou o erro.

Uma das imagens pertence ao jogo de computador ‘AC-130 Gunship Simulator: Special Ops Squadron’. As outras quatro imagens seriam do bombardeamento a alvos do Daesh por parte das forças iraquianas. São de junho do ano passado e foram tiradas perto de Fallujah, no Iraque.

Os responsáveis do ministério da defesa russo não demoraram a apresentar uma explicação para esta situação, referindo que um colaborador enganou-se ao anexar estas imagens à acusação de Moscovo.

O coronel Ryan Dillon, porta-voz das forças de coligação liderada pelos Estados Unidos, já comentou esta polémica afirmando que as alegações da Rússia são “mentiras”.

“Não posso confirmar, mas já ouvi que uma das imagens veio de um videojogo. Isto é mais uma vez consistente em relação ao que temos visto do Ministério da Defesa russo. Não tem qualquer fundamento, é completamente falso”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório