Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Zimbabué: Reino Unido apela à abstenção de toda e qualquer violência

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, apelou hoje à "abstenção de toda e qualquer violência" no Zimbabué para que o país continue a ser "estável e próspero".

Zimbabué: Reino Unido apela à abstenção de toda e qualquer violência
Notícias ao Minuto

13:54 - 15/11/17 por Lusa

Mundo Boris Johnson

"Estamos a acompanhar a situação de muito perto e a nossa embaixada está a dar apoio e aconselhamento aos cidadãos britânicos no Zimbabué. Até agora, tudo está ainda confuso, pelo que é difícil dizer exatamente o que se vai passar", disse o chefe da diplomacia do Reino Unido, antiga potência colonial da antiga Rodésia, atual Zimbabué.

"Todos querem um Zimbabué estável e próspero. Apelamos a todos que se abstenham de toda e qualquer violência. Isso é crucial", acrescentou Johnson, num comunicado.

No mesmo documento surgem também palavras do embaixador britânico em Harare, Simon Thomas, em que aconselha os cidadãos do Reino Unido a permanecerem "em casa ou nos quartos de hotel" e aguardar que a situação acalme.

A embaixada britânica está hoje encerrada devido a "uma situação de incerteza".

O exército do Zimbabué tomou hoje o controlo das ruas da capital, Harare, numa operação militar que visa, segundo reivindica, eliminar os "criminosos" da "entourage" do presidente zimbabueano, Robert Mugabe, cuja segurança está a ser garantida pelas próprias Forças Armadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório