Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro da Defesa diz que há tentativa de "mudança de regime forçada"

O ministro da Defesa do Zimbabué, Sydney Sekeramayi, alertou hoje que há pessoas interessadas em destruir a imagem do seu Governo para "orquestrar uma mudança de regime forçada".

Ministro da Defesa diz que há tentativa de "mudança de regime forçada"
Notícias ao Minuto

11:49 - 15/11/17 por Lusa

Mundo Zimbabué

"Eles divulgam informações para deteriorar a nossa imagem, com o objetivo de orquestrar uma mudança de regime forçada", disse Sydney Sekeramayi, durante uma reunião ministerial em Moçambique.

As declarações foram feitas durante um discurso na X Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, que junta Moçambique e Zimbabué e que decorre em Bilene, província de Gaza, 200 quilómetros a norte de Maputo.

O governante do Zimbábue abandonou os trabalhos mais cedo para regressar ao país.

Para Sydney Sekeramayi, há forças que usam as redes sociais para espalhar informações que favorecem a oposição, afrontando o governo "legitimamente eleito".

"Usa-se a internet na tentativa de destruir os governos eleitos legitimamente, através das redes sociais", acrescentou durante o seu discurso.

O exército do Zimbabué anunciou hoje que tem sob custódia o Presidente e a mulher, controla os edifícios oficiais e patrulha as ruas da capital, após uma noite de agitação que incluiu a tomada da televisão estatal.

A ação dos militares gerou especulação quanto a um golpe de estado, mas os apoiantes dos militares disseram tratar-se de uma "correção sem derramamento de sangue".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório