Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente do Líbano diz que Hariri está mesmo detido na Arábia Saudita

Especulação sobre Saad al Hariri continua a aumentar.

Presidente do Líbano diz que Hariri está mesmo detido na Arábia Saudita
Notícias ao Minuto

10:10 - 15/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Médio Oriente

O presidente do Líbano, Michel Aoun, afirmou esta quarta-feira que o primeiro-ministro libanês, Saad al Hariri, está detido contra a sua própria vontade na Arábia Saudita.

"Não há justificações para que o Sr. Hariri não volte depois de 12 dias. Logo, consideramos que está em cativeiro e detido, o que é contrário à Convenção de Viena", escreveu Aoun na rede social Twitter.

Saad al Hariri, recorde-se, demitiu-se do cargo de primeiro-ministro no passado dia 4 de novembro, por considerar que o Irão e o Hezbollah estão a condicionar a política libanesa.

O pedido de demissão foi apresentado na capital da Arábia Saudita, Riade. Desde então, muito se tem especulado relativamente ao facto de al Hariri ter sido detido, contra a sua vontade, pelas autoridades sauditas.

No passado fim-de-semana, contudo, o primeiro-ministro libanês quebrou o silêncio pela primeira vez e numa entrevista à Future TV garantiu que está em liberdade e que se sente “livre” na Arábia Saudita. Garantiu ainda que irá regressar ao Líbano nos “próximos dias”. No entanto, a verdade é que al Hariri ainda não regressou, e a afirmação de Michel Aoun vem aumentar ainda mais a especulação.

Desde que apresentou a demissão que o Líbano ficou mergulhado numa crise política, num país fortemente divido entre xiitas e sunitas. Teme-se que uma escalada da tensão no país tenha consequências graves, uma vez que por trás da situação disputa-se um combate político entre Irão (xiita) e Arábia Saudita (sunita), as duas grandes potências que disputam a hegemonia da região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório