Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

França apela a Rússia que "cesse ataques inaceitáveis"

França apelou hoje à Rússia, aliada de Damasco, para que "cesse os ataques inaceitáveis" na Síria, depois dos ataques aéreos de segunda-feira a um mercado no norte do país terem provocado mais de 60 mortos.

França apela a Rússia que "cesse ataques inaceitáveis"
Notícias ao Minuto

14:28 - 14/11/17 por Lusa

Mundo Síria

"Pedimos aos aliados do regime de Damasco que façam todos os possíveis para fazer cessar esses ataques inaceitáveis e alcançar uma cessação definitiva das hostilidades", disse a porta-voz do ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Agnès Romatet-Espagne

Atareb, que fica no oeste da província de Alepo, na Síria, é controlada por diferentes fações rebeldes e foi atacada por três vezes na segunda-feira, o que causou 61 vítimas mortais, maioritariamente civis, de acordo com o último balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Paris reforçou ainda o seu pedido para uma "entrega [às zonas rebeldes que necessitam] de ajuda humanitária feita de forma segura, completa, incondicional e livre", afirmando que as entregas feitas recentemente têm sido "claramente inadequadas".

Um comboio que transportava ajuda para 21.000 pessoas chegou no domingo a Ghouta, uma zona rebelde perto de Damasco, onde cerca de 400.000 habitantes sofrem severas carências de alimentação e medicamentos.

A Rússia, aliada de Damasco, anunciou em finais de julho a conclusão de uma trégua com grupos rebeldes "moderados" para a instauração de quatro "zonas de distensão" no território, nas quais é observado em princípio um cessar-fogo.

Uma dessas regiões inclui a província de Idleb e parte das províncias vizinhas de Hama (centro), Alepo (norte) e Lattaquia (oeste).

A guerra na Síria já fez mais de 330.000 mortos e obrigou milhões de pessoas a refugiarem-se para escapar de um país em colapso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório