Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Dez mortos em ataque contra posto de segurança no sul do Iémen

Dez pessoas morreram e numerosas ficaram feridas hoje num ataque com uma viatura carregada de explosivos contra um posto de segurança em Aden, segunda cidade do Iémen, indicou um alto responsável da segurança.

Dez mortos em ataque contra posto de segurança no sul do Iémen
Notícias ao Minuto

13:07 - 14/11/17 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico através da aplicação Telegram, que afirmou tratar-se de uma ação de um suicida iemenita.

"Oito membros das forças de segurança e dois civis morreram na explosão de uma viatura armadilhada no bairro central Abdelaziz", declarou à agência France Presse o chefe da segurança de Aden, Shalal Shaya.

"Há numerosos feridos, alguns em estado grave", disse.

O posto de segurança atacado é ocupado por forças iemenitas treinadas pelos Emirados Árabes Unidos, um dos pilares da coligação sob comando saudita que intervém na guerra civil no Iémen desde março de 2015.

A coligação luta em duas frentes: no norte apoia as forças governamentais contra os rebeldes xiitas Huthis, que controlam a capital, Sanaa; no sul combate 'jihadistas' da Al-Qaida e do Estado Islâmico.

Aden e o sul do Iémen são uma zona de implantação da Al-Qaida, que aproveitou a guerra entre os rebeldes e o governo para reforçar a sua influência.

A guerra no Iémen já causou mais de 8.650 mortos, entre os quais muitos civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório