Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A frota fantasma de Mallows Bay, um cemitério de navios de guerra

Mallows Bay é atualmente um dos maiores cemitérios de navios de guerra dos Estados Unidos, com uma das maiores frotas de navios naufragados da Primeira Guerra Mundial.

Notícias ao Minuto

11:39 - 14/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

É um dos maiores cemitérios de navios de guerra dos Estados Unidos. Situado em Maryland, Mallows Bay acolhe cerca de 200 navios naufragados, a grande maioria da Primeira Guerra Mundial – é mesmo uma das maiores frotas de navios naufragados da Primeira Grande Guerra – mas também de alguns navios que datam da Guerra da Independência dos Estados Unidos.

A frota fantasma de navios de guerra tem vindo a ser reclamada pela natureza ao longo dos anos e recebe atualmente a visita de historiadores, amantes da natureza e de curiosos.

O ecologista Joel Dunn destaca o impacto que os navios naufragados estão a ter no aumento da diversidade da fauna e flora local. “Os navios naufragados criam estrutura. E com a estrutura obtém-se diversidade. E com a diversidade obtém-se magia”, disse numa entrevista à BBC.

Joel Dunn propôs a candidatura de Mallows Bay a santuário marinho norte-americano. “Traria maior atenção e algum nível de proteção de pessoas que podem estar a levar daqui artefactos históricos. Mas o principal é que iria criar uma fonte de turismo que pode atrair pessoas de todo o mundo”.

No entanto, nem todos estão de acordo com a possibilidade de Mallows Bay se tornar um santuário. Os pescadores receiam que se isso acontecer possa haver um aumento das restrições à pesca.

A decisão vai chegar no próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório