Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Dois mil rohingyas aguardam em acampamento para entrar no Bangladesh

Cerca de dois mil rohingyas permanecem hoje num acampamento improvisado na fronteira, junto à cidade birmanesa de Maungdaw, aguardando permissão das autoridades da Birmânia (Myanmar) para cruzarem a fronteira e deixarem o Bangladesh.

Dois mil rohingyas aguardam em acampamento para entrar no Bangladesh
Notícias ao Minuto

15:14 - 13/11/17 por Lusa

Mundo Birmânia

Os rohingyas estão concentrados num acampamento, erigido em madeira e outras materiais de recurso, onde se constatam as más condições de salubridade e a escassez de alimentos, e onde a única presença das autoridades birmanesas são as patrulhas de soldados armados.

Mais de 615.500 membros desta etnia cruzaram da Birmânia para o Bangladesh desde 25 de agosto, devido a uma onda de violência no estado de Rakhine, no oeste da Birmânia, de acordo com a ONU.

De entre os rohingyas que atravessaram a fronteira para o Bangladesh, em fuga da violência, 54% eram menores de 18 anos e 3% meninos.

O Governo birmanês, que não reconhece a comunidade rohingya e trata-a como emigrantes 'bengalis', encetou uma campanha de registo para habitantes de Rakhine, incluindo os daquele grupo étnico que pratica o islamismo, para que a ordem se possa restabelecer.

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) acredita que, apesar do ocorrido em Rakhine, metade dos refugiados no Bangladesh, pelo menos, desejam retornar à Birmânia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório