Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Caução paga. Líder de parlamento catalão pode sair em liberdade

Caução foi estipulada nos 150 mil euros.

Caução paga. Líder de parlamento catalão pode sair em liberdade
Notícias ao Minuto

11:42 - 10/11/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Catalunha

Carmen Forcadell, a presidente do parlamento da Catalunha, está prestes a sair em liberdade após o pagamento de uma caução de 150 mil euros.

A representante do parlamento, entretanto demitido, da Catalunha, poderá agora aguardar os próximos passos deste processo, após a sua defesa ter avançado com o pagamento da caução. O dinheiro necessário foi reunido em menos de 24 horas, destaca o La Vanguardia.

Acusada de rebelião, Carmen Forcadell passou a última noite detida no estabelecimento prisional de Alcalá Meco após a decisão decretada pelo juiz do Supremo Tribunal Pablo Llarena. 

O mesmo jornal realça que Carmen Forcadell tem previsto regressar a Barcelona, assim que sair, numa viagem que fará no carro oficial que lhe havia sido atribuído como dirigente do parlamento da Catalunha.

Recorde-se que há membros do destituído governo catalão ainda detidos e outros em Bruxelas, incluindo o presidente da Generalitat, Carles Puigdemont. Ao afixar o valor da caução que permitira sair em liberdade, o juiz realçou o "contraste" de Carmen Forcadell em relação a outros dirigentes catalães, tendo considerado que, por se ter apresentado perante a justiça sempre que chamada, o risco de fuga havia diminuído.

[Notícia atualizada às 11h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório