Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ovelhas reconhecem fotos de famosos. Eis o que significa para a ciência

Animais foram treinados para reconhecer rostos de pessoas como o ex-presidente dos EUA Barack Obama, os atores Emma Watson e Jake Gyllenhaal , e a jornalista Fiona Bruce.

Notícias ao Minuto

10:23 - 09/11/17 por Andrea Pinto

Mundo Descoberta

Um novo estudo da Universidade de Cambridge, que leva a concluir que as ovelhas conseguem distinguir rostos, está a trazer esperanças no que ao estudo de doenças neurodegenerativas diz respeito.

No estudo em questão, as ovelhas foram colocadas num cerco  com dois ecrãs, em que num deles era exibido o rosto de pessoas famosas como o de Barack Obama ou da atriz Emma Watson, enquanto no outro surgia o rosto de pessoas desconhecidas.

Sempre que os animais se aproximavam do ecrã com o rosto famoso era lhes dada uma recompensa - comida - e era lançada uma luz infra-vermelha. Se a escolha fosse o outro ecrã, soava um alarme e o animal não recebia nada.

Segundo estes cientistas, os animais começaram a conseguir identificar os rostos humanos o que prova que estas "têm capacidades avançadas de reconhecimento de rostos, comparáveis às de humanos e macacos".

Para estes investigadores, esta descoberta pode trazer novos avanços no estudo da doença de Huntington, doença que afecta a capacidade cognitiva, o equilíbrio emocional e a motricidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório