Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Hotel de luxo convertido em prisão temporária para realeza saudita

Rei saudita iniciou purga que visa combater a corrupção por parte de príncipes e ministros sauditas. Estão detidos no Ritz-Carlton, um luxuoso hotel de cinco estrelas, considerado um dos mais “majestosos do país”.

Hotel de luxo convertido em prisão temporária para realeza saudita
Notícias ao Minuto

23:28 - 07/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Insólito

Ficar detido num luxuoso hotel de cinco estrelas não é para qualquer um. Mas é o caso de príncipes, ministros e outras figuras de topo sauditas detidos no passado sábado por suspeitas de corrupção. A sua prisão? O hotel Ritz-Carlton de Riade, a capital da Arábia Saudita, descrito como um dos “mais majestosos hotéis de cinco estrelas” do país pela cadeia Ritz-Carlton.

A purga decretada pelo rei Salman e conduzida pelo príncipe Mohammed bin Salman, e que já foi elogiada por Donald Trump, está a ser vista por alguns como uma forma de o príncipe consolidar poder na hierarquia saudita, segundo o New York Times.

Mas manter estas poderosas figuras numa prisão enquanto estão a ser investigadas seria considerado um insulto. “Ele não poderia colocá-los na prisão. E saberia disso. Por isso esta foi a solução mais dignificante que ele encontrou”, disse uma fonte oficial do governo saudita ao The Guardian.

Para instalar os detidos naquela que é agora a prisão mais luxuosa do mundo, foi necessário expulsar os hóspedes que estavam alojados no Ritz-Carlton e transferi-los para outros hotéis.

Notícias ao MinutoUm dos quartos do Ritz-Carlton de Riade© Ritz-Carlton Hotels

O hotel Ritz-Carlton conta com quase 500 quartos “espaçosos e sumptuosos”, todos com televisão e leitor de DVD, um spa de “classe mundial” e mais de 50 hectares de jardins.

Para que se tenha uma noção, reservar um quarto neste hotel em janeiro do próximo ano teria um custo entre os 311 dólares e os mais de mil dólares (entre 268 e 896 euros) por noite, sem taxas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório