Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Político que se demitiu por alegações de abuso sexual encontrado morto

Um político britânico que se demitiu do seu cargo no governo do País de Gales na semana passada após alegações de abuso sexual morreu, anunciou hoje a polícia local.

Político que se demitiu por alegações de abuso sexual encontrado morto
Notícias ao Minuto

15:17 - 07/11/17 por Lusa

Mundo Reino Unido

A polícia do Norte do País de Gales indicou ter sido chamada cerca das 11h30 (mesma hora em Lisboa), após a descoberta de um corpo em Connah's Quay, identificado como sendo Carl Sargeant, e precisou num comunicado que a sua morte não era considerada suspeita.

A família de Carl Sargeant disse estar "devastada" com a sua morte.

Ministro das Comunidades e da Infância no governo regional do País de Gales, Sargeant demitiu-se no passado dia 03 e foi suspenso do Partido Trabalhista, cujo líder, Jeremy Corbyn se declarou hoje na rede social Twitter "muito chocado" com a notícia da sua morte.

Sargeant foi uma das várias figuras envolvidas num escândalo de assédio sexual na política britânica.

O escândalo já levou à demissão do ministro da Defesa, a uma investigação ao vice-primeiro-ministro e ao ministro do Comércio Internacional, ao afastamento das suas funções de dois ministros regionais, um do governo da Escócia e o outro do País de Gales, e à suspensão pelos seus partidos de vários deputados conservadores e trabalhistas.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, apelou na segunda-feira a uma nova "cultura do respeito" na vida pública, considerando que "mulheres e homens devem poder trabalhar sem a ameaça ou o medo de assédio ou de intimidação".

May tinha marcada uma reunião no mesmo dia com outros líderes partidários para "discutir a criação de um novo processo eficaz de tratamento das queixas no parlamento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório