Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Emitida ordem de detenção internacional para Puigdemont

Juíza da Audiência Nacional também emitiu ordem de captura para os quatro ex-conselheiros que se mantêm na Bélgica com Carles Puigdemont e que nao compareceram no tribunal esta quinta-feira.

Emitida ordem de detenção internacional para Puigdemont
Notícias ao Minuto

19:16 - 03/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Justiça

A juíza da Audiência Nacional Carmen Lamela decidiu emitir uma ordem captura internacional para Carles Puigdemont e os quatro ex-conselheiros da Generalitat que estão na Bélgica e que não compareceram em tribunal esta quinta-feira, de acordo com o El País. 

A juíza Lamela afirma que Carles Puigdemont aproveitou o seu cargo como chefe do governo regional da Catalunha para "realizar um referendo independentista para conseguir a separação da Catalunha", juntamente com outras autoridades, funcionários públicos e entidades públicas e privadas catalãs. 

"Eles promoveram e utilizaram força intimidatória e violenta dos setores independentistas da população, apelando à insurreição e desafiando a ordem constitucional", refere Carmen Lamela.

A juíza elaborou dez autos, dois para cada um dos antigos responsáveis da Generalitat que estão na Bélgica. 

O Ministério Público belga disse esta quinta-feira que assim que recebesse a ordem de detenção europeia iria aplicar a lei. 

A diplomacia espanhola na Bélgica já indicou que, até agora, não teve qualquer problema com as autoridades belgas e que espera uma cooperação total no plano judicial e policial, avança o El País.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório