Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Candidatas a Miss Peru impõem-se contra violência sobre mulheres

As mulheres mais belas do Peru trocaram os números do corpo pelos números de violência contra as mulheres.

Candidatas a Miss Peru impõem-se contra violência sobre mulheres
Notícias ao Minuto

08:55 - 03/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Direitos Humanos

Durante o concurso Miss Peru 2017, as candidatas uniram-se contra a violência de género. Quando chegou ao momento de se dirigirem à plateia para dizer as medidas do seu corpo, as candidatas mais belas do país optaram por referir os números referentes à violência contra as mulheres.

Cada candidata listou as estatísticas sobre a violência no país. “O meu nome é Camila Canicoba e represento a Lima. As minhas medidas são 2.202 casos de feminicídio”, disse a primeira.

“Saudações de Almendra Marroquín. Represento Cañete e as minhas medidas são: mais de 25% das raparigas e adolescentes são abusadas na escola”, disse outra.

A iniciativa que quebrou a tradição partiu da organizadora do concurso e antiga miss, que pediu para dedicarem o evento a dar força às mulheres, num país em que a violência de género bate recordes.

“3.114 vítimas femininas de tráfico humano foram registadas desde 2014” foram as medidas da eventual vencedora do Miss Peru 2017, Romina Lozano.

As candidatas chamaram a atenção para o tema noutro momento do concurso. Ao desfilarem de fato de banho tinham como pano de fundo recordes de notícias sobre feminicídios e fotografias de mulheres agredidas.

O concurso terminou com cada mulher a ser questionada sobre o que fariam para combater a violência de género no país. As notícias sobre a iniciativa correram o mundo, com tal força que deram origem a uma hashtag no twitter #MisMedidasSon, que durante a noite do concurso foi um dos tópicos que esteve no trending da rede social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório