Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Líder do Podemos toma posição. "Liberdade para os presos políticos"

“Tenho vergonha que no meus país se prendam opositores", diz Pablo Iglesias.

Líder do Podemos toma posição. "Liberdade para os presos políticos"
Notícias ao Minuto

17:32 - 02/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Pablo Iglesias

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, foi um dos primeiros líderes políticos a reagir à prisão preventiva para os membros da Generalitat (governo catalão) destituídos e apelou à libertação dos “presos políticos”.

Iglesias afirma que tem “vergonha” que em Espanha os opositores sejam presos e, realçando que o seu partido não defende a independência da Catalunha, reiterou que o Podemos decidiu tomar posição e exigir que os ex-conselheiros sejam colocados em liberdade.

“Tenho vergonha que no meus país se prendam opositores. Não queremos a independência, mas hoje decidimos: liberdade para os presos políticos”, escreveu Iglesias no Twitter, um dos principais meios utilizados pelos políticos espanhóis.

Esta quinta-feira, a juíza Carmen Lamela decretou prisão preventiva para o ex-vice presidente do governo regional catalão, Oriol Junqueras e para os ex-conselheiros Jordi Turull, Raúl Romeva, Josep Rul, Dolors Bassa, Meritxell Borrás, Joaquim Forn e Carles Mundó.

Como não compareceu na sessão, foi emitido um mandado de captura para Carles Puigdemont. Os membros da Generalitat destituídos, acusados de rebelião, podem ser condenados até 30 anos de prisão.

Partidos e associações independentistas estão chocados com a decisão da justiça espanhola e convocaram para a tarde de hoje manifestações na Catalunha.

Às 18h30, a presidente do município de Barcelona, Ada Cola, vai fazer uma declaração sobre a sentença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório