Meteorologia

  • 23 JULHO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

CUP e organizações independentistas convocam manifestações para hoje

Pedem liberdade para os ex-membros da Generalitat. Protesto está marcado para as 18h00 (em Lisboa).

CUP e organizações independentistas convocam manifestações para hoje
Notícias ao Minuto

16:53 - 02/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Catalunha

Oito ex-conselheiros da Generaliat, incluindo o vice-presidente Oriol Junqueras, foram condenados a prisão preventiva, numa decisão sem precedentes na justiça espanhola.

A decisão está a gerar enorme indignação em grande parte da sociedade catalã e, por isso, os partidos independentistas, como a CUP e a ERC, bem como várias associações, como a ANC e a Òmnium, convocaram manifestações junto ao parlamento catalão para esta quinta-feira. 

O protesto está marcado para as 19h00 (18h00 em Lisboa) e são esperadas milhares de pessoas nas ruas a pedir "liberdade para os presos políticos". 

“Acabaram de prender o governo legítimo da Catalunha. Hoje, todos na rua para reivindicarmos a sua liberdade!”, escreve a ERC na sua página de Twitter.

“A repressão não pode parar um povo. Todos na rua! Conselheiros livres!”, diz, por seu lado, a CUP.

Na mesma rede social, Mireia Boya Busquets, deputada da CUP, partido mais à Esquerda no parlamento catalão, acusou o governo espanhol de fascismo. “O governo legítimo foi preso. Isto é um estado fascista. Se o normalizamos, anulamo-nos como povo. Reajamos pelos direitos humanos e pela república”.

Par além de Oriel Junqueras, foram também condenados pela juíza Carmen Lamelaos os ex-conselheiros Jordi Turull, Raúl Romeva, Josep Rul, Dolors Bassa, Meritxell Borrás, Joaquim Forn e Carles Mundó.

Carles Puigdemont não compareceu perante a justiça espanhola. Por isso, foi emitido um mandado de captura europeu para o líder da Generalitat destituído. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.