Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

CUP e organizações independentistas convocam manifestações para hoje

Pedem liberdade para os ex-membros da Generalitat. Protesto está marcado para as 18h00 (em Lisboa).

CUP e organizações independentistas convocam manifestações para hoje
Notícias ao Minuto

16:53 - 02/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Catalunha

Oito ex-conselheiros da Generaliat, incluindo o vice-presidente Oriol Junqueras, foram condenados a prisão preventiva, numa decisão sem precedentes na justiça espanhola.

A decisão está a gerar enorme indignação em grande parte da sociedade catalã e, por isso, os partidos independentistas, como a CUP e a ERC, bem como várias associações, como a ANC e a Òmnium, convocaram manifestações junto ao parlamento catalão para esta quinta-feira. 

O protesto está marcado para as 19h00 (18h00 em Lisboa) e são esperadas milhares de pessoas nas ruas a pedir "liberdade para os presos políticos". 

“Acabaram de prender o governo legítimo da Catalunha. Hoje, todos na rua para reivindicarmos a sua liberdade!”, escreve a ERC na sua página de Twitter.

“A repressão não pode parar um povo. Todos na rua! Conselheiros livres!”, diz, por seu lado, a CUP.

Na mesma rede social, Mireia Boya Busquets, deputada da CUP, partido mais à Esquerda no parlamento catalão, acusou o governo espanhol de fascismo. “O governo legítimo foi preso. Isto é um estado fascista. Se o normalizamos, anulamo-nos como povo. Reajamos pelos direitos humanos e pela república”.

Par além de Oriel Junqueras, foram também condenados pela juíza Carmen Lamelaos os ex-conselheiros Jordi Turull, Raúl Romeva, Josep Rul, Dolors Bassa, Meritxell Borrás, Joaquim Forn e Carles Mundó.

Carles Puigdemont não compareceu perante a justiça espanhola. Por isso, foi emitido um mandado de captura europeu para o líder da Generalitat destituído. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório