Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Manhattan: Principal suspeito é acusado de terrorismo

A procuradoria de Manhattan acusou hoje de terrorismo o suspeito do atentado que na terça-feira fez oito mortos e 12 feridos em Nova Iorque, Sayfullo Saipov.

Manhattan: Principal suspeito é acusado de terrorismo
Notícias ao Minuto

22:15 - 01/11/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Num comunicado, refere-se que a acusação será formalmente anunciada esta noite numa conferência de imprensa e é apontado o apoio a uma organização terrorista estrangeira e destruição de veículos.

Entretanto, o FBI revelou que está a procurar outra pessoa para a interrogar acerca do ataque, em que uma carrinha conduzida pelo imigrante uzbeque foi para cima de uma ciclovia e atropelou várias pessoas, matando cinco argentinos, dois norte-americanos e uma belga.

Os investigadores procuram Muhammadzoir Kadirov, de 32 anos, também natural do Uzbequistão, país de maioria muçulmana sunita, mas não divulgaram por que razão querem interrogá-lo.

Na acusação a Saipov, refere-se que foi um ato deliberado e os investigadores afirmaram ter encontrado um telemóvel na posse de Saipov com propaganda do grupo terrorista Estado Islâmico.

O homem foi alvejado pela polícia e está hospitalizado.

Saipov, de 29 anos, emigrou do Uzbequistão para os Estados Unidos em 2010 e estabeleceu-se no estado do Ohio.

Do seu país de origem, situado a norte do Afeganistão, terão saído centenas ou milhares de voluntários do Estado Islâmico e de outras organizações extremistas na Síria, Iraque e Afeganistão.

Outros imigrantes uzbeques que o conheciam descrevem Saipov como conflituoso, capaz de ser agressivo quer por causa de discussões triviais quer por conversas sobre temas como o Médio Oriente.

Na mesquita que frequentava uma ou duas vezes por mês era visto como calado, sem se lhe conhecerem pontos de vista radicais.

Pai de três filhos, Saipov terá casado em 2013 e ter-se-á mudado para o estado da Flórida, trabalhando como condutor de camiões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório