Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Carne de vaca e frango desapareceram dos talhos após baixa de preços

Centenas de talhos estavam hoje sem carne de vaca e de frango, em várias localidades na Venezuela, dias depois de as autoridades venezuelanas fiscalizarem vários estabelecimentos comerciais e obrigarem os proprietários a baixar os preços.

Carne de vaca e frango desapareceram dos talhos após baixa de preços
Notícias ao Minuto

22:16 - 31/10/17 por Lusa

Mundo Venezuela

"Não podemos vender para perder. O preço que estão a querer que vendamos é inferior ao que comprámos e temos que pagar empregados, aluguer e luz. A economia está mal, a inflação está pelas nuvens e querem responsabilizar os carniceiros pelos preços", explicou um comerciante à agência Lusa.

Pedindo o anominato por temer ser vítimas de represálias, a mesma fonte explicou que "esta semana as empresas de distribuição não enviaram carne aos talhos, porque também querem obrigar-lhes a baixar os preços".

A falta de carne de vaca e de frango está a "causar incomodos" nas pessoas que, além de se queixarem dos altos preços, não podem usar aqueles produtos.

"É verdade, está caro, mas com meio quilograma de carne moída é possível preparar esparguete para várias pessoas. Eu prefiro o frango, mas não rende tanto como a carne", disse uma doméstica à Lusa.

Yeniffer Arteaga, 50 anos, aproveitou para referir que mesmo um prato de esparguete sai caro, porque a carne moída de mais baixa qualidade está a 70 mil bolívares (5,31 euros à taxa oficial) o quilograma e meio quilograma de massa ronda os 24 mil bolívares (1,82 euros), para o salário mínimo de 325.544,oo bolívares (24,71 euros), já com todos os subsídios incluídos.

"Lá em casa, todos têm que trabalhar para podermos levar um prato de comida à boca e sem luxos ou requintes", disse, precisando que o marido e os dois filhos trabalham e ela mesma faz costura, para além dos serviços da casa.

Entretanto, a Superintendência para a Defesa dos Direitos Socioeconómicos (Sundde), supervisionou 611 distribuidoras de carne, nos últimos 10 dias.

As inspeções levaram à venda supervisionada de quase 95 mil quilogramas de carne de vaca e mais de 600 mil quilogramas de frango, a preços impostos pelas autoridades.

Alguns talhos estão a vender apenas chouriço e patas de porco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório