Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Tribos de índios do Brasil ameaçadas por incêndios florestais na Amazónia

Incêndios florestais num território indígena localizado no estado brasileiro do Mato Grosso, na Amazónia, ameaçam a sobrevivência de índios isolados da tribo Awá, segundo informações divulgadas pela organização não-governamental Survival International.

Tribos de índios do Brasil ameaçadas por incêndios florestais na Amazónia
Notícias ao Minuto

15:04 - 31/10/17 por Lusa

Mundo ONG

Os ativistas estão preocupados com esta onda de incêndios e alegam que eles podem acabar com os Awá.

"Os Awá já estão sob uma grande pressão, pois os madeireiros ilegais estão a devastar o seu território, que é uma ilha de verde no meio de uma área de desmatamento", destacou a ONG.

"As tribos isoladas são os povos mais vulneráveis do planeta. Tribos como os Awá estão a ser erradicadas pela violência de pessoas de fora e por doenças como a gripe e o sarampo para as quais não têm resistência. A menos que as suas terras sejam protegidas, elas enfrentam uma catástrofe", completou.

O fogo na região tem sido combatido por membros do regime de prevenção de incêndios do Ministério do Meio Ambiente do Brasil e elementos dos "Guardiões Guajajara", um grupo de indígenas que patrulha a área na tentativa de reprimir a invasão ilegal e proteger seus vizinhos isolados.

Um dos líderes da patrulha, chamado Kaw Guajajara, relatou ao Survival Internacional que os índios não contactados não podem sobreviver sem a floresta.

"Enquanto vivermos, lutaremos pela nossa floresta e pelos índios isolados", afirmou.

Segundo a ONG, povos tribais como Guajajara e Awá gerem os seus ambientes há milénios.

"Há provas de que os povos indígenas são melhores a cuidar do seu ambiente do que qualquer outra pessoa. Eles são os melhores conservacionistas e guardiões do mundo natural", ponderou a organização internacional.

A Survival International relatou ainda que têm pressionado o Governo brasileiro para garantir que os incêndios de Arariboia sejam contidos com urgência e que todos os invasores sejam expulsos do território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório