Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Norte: Pelo menos 200 mortos em acidente em laboratório nuclear

Um acidente num laboratório da Coreia do Norte terá feito pelo menos 200 mortos, avançam meios de comunicação japoneses.

Coreia do Norte: Pelo menos 200 mortos em acidente em laboratório nuclear
Notícias ao Minuto

09:40 - 31/10/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Coreia do Norte

O colapso de um túnel num laboratório nuclear na Coreia do Norte terá causado a morte a pelo menos 200 pessoas, segundo órgãos de comunicação social japoneses. A informação avançada cita um funcionário norte-coreano e reporta a um acidente ocorrido no dia 10 de outubro e que terá sido escondido.

Em causa estava a construção de um túnel subterrâneo que acabou por colapsar. Mais de 100 pessoas ficaram presas no local e as tentativas de salvamento levaram ainda a mais um colapso que elevou o número de mortes.

A Coreia do Norte ainda não reagiu oficialmente à fuga de informação e não confirmou o sucedido.

De acordo com a televisão japonesa Asahi, a mesma fonte acredita que o solo em redor do laboratório nuclear ficou enfraquecido devido aos testes nucleares, o que poderá ter espoletado o colapso.

Uma monitorização detetou choques sísmicos na Coreia do Norte, que são consistentes com um grande colapso.

Especialistas disseram que uma série de tremores e deslizamentos de terra perto de uma base de testes nucleares significa provavelmente que a sexta e maior explosão realizada pelo país, a 03 de setembro, desestabilizou a região.

Ainda segundo os especialistas, a região de Punggye-ri não poderá ser usada por muito mais tempo para testes de armas nucleares.

Esta notícia veio a público no momento em que foi divulgado que a Coreia do Norte está a realizar exercícios de retirada em massa, enquanto se prepara para a possibilidade de uma guerra.

Os media sul-coreanos referiram que estes exercícios foram realizados em "cidades secundárias e terciárias" na última semana, principalmente na costa leste do país, na zona do Mar do Japão.

Exercícios para que as cidades fiquem às escuras, evitando serem alvos dos inimigos, também foram realizados.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, avisou no sábado a Coreia do Norte de que qualquer ataque nuclear no território do seu país ou no dos seus aliados vai ter uma "resposta militar maciça".

A Coreia do Norte aumentou as suas ameaças e acelerou os seus programas de armas "desnecessariamente", disse Mattis, que advertiu que, em caso de ataque, o Exército de Pyongyang não seria rival para a defesa combinada de Washington e Seul.

[Notícia atualizada às 14h36]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório