Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

"Puigdemont deixa total vazio, desencadeou forças que não sabe segurar"

Miguel Sousa Tavares acredita que as eleições na Catalunha foram a melhor decisão por parte do governo central espanhol.

"Puigdemont deixa total vazio, desencadeou forças que não sabe segurar"
Notícias ao Minuto

21:09 - 30/10/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Sousa Tavares

"Finalmente, o governo de Madrid e Mariano Rajoy fizeram uma jogada inteligente que é a convocação de eleições", começou por dizer Miguel Sousa Tavares, na antena da SIC Notícias, referindo-se à questão da independência catalã, nestas últimas semanas num processo de elevada tensão política e social.

O comentador vaticinou que “se os independentistas voltam a ter a maioria no Parlamento, não há saída para Madrid”, ficando obrigado a ceder de alguma forma. Por outro lado, “se perdem a maioria no Parlamento, que não têm na sociedade civil, acho que é o fim da aventura do independentismo catalão para muitos e bons anos”.

Sousa Tavares explica que “ a vontade de independência é minoritária” mas o processo chegou a este ponto porque “no Parlamento havia uma maioria pró-independência de três partidos”.

No que respeita a Carles Puigdemont, presidente regional da Catalunha, e o seu papel em todo o processo, o escritor é perentório: “Eu, sinceramente, e isto é opinião pessoal, acho que Carles Puigdemont não deixa sementes de nada, a não ser de um total vazio, é um aprendiz de feiticeiro”.

Miguel Sousa Tavares indica que Puigdemont “desencadeou forças que ele próprio não sabe segurar” e que, “pelas notícias de hoje, até parece que virou costas”, terminou, referindo-se às alegações de asilo político na Bélgica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório