Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Procurador-geral apresenta queixas de rebelião contra Generalitat

José Manuel Maza afirmou que Carles Puigdemont e os restantes responsáveis da Generalitat “criaram uma crise institucional” em Espanha. A presidente do parlamento, Carme Forcadell, vai ser investigada pelo Supremo espanhol.

Procurador-geral apresenta queixas de rebelião contra Generalitat
Notícias ao Minuto

11:43 - 30/10/17 por Fábio Nunes

Mundo José Manuel Maza

A Procuradoria-Geral de Espanha apresentou esta segunda-feira queixas de rebelião, de sedição, de fraude e outros crimes contra a Generalitat da Catalunha. Os principais visados por estas queixas são o ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont e o ex-vice-presidente, Oriol Junqueras. As acusações contra estes dois responsáveis seguem para o Tribunal Nacional, já que Puigdemont e Junqueras foram destituídos das suas funções.

Já Carme Forcadell, presidente do parlamento catalão, vai ser investigada pelo Supremo espanhol já que mantém a o seu cargo.

Numa curta declaração aos jornalistas, José Manuel Maza, o procurador-geral espanhol, afirmou que os responsáveis do governo regional da Catalunha “criaram uma crise institucional que acabou com a declaração unilateral da independência com desrespeito total pela nossa Constituição” e deixou em aberto a possibilidade de avançar com um pedido de prisão preventiva contra os antigos responsáveis da Generalitat.

Agora resta saber se a juíza Carmen Lamela, que preside ao Tribunal Nacional, vai aceitar estas queixas da Procuradoria.

Tanto no caso do Tribunal Nacional como do Tribunal Supremo, assim que seja nomeado um investigador e assim que a queixa seja admitida, o passo que se segue é a declaração dos investigados. Caso não compareçam ao tribunal para prestarem declarações, poderá ser ordenada a sua detenção imediata.

Dada a gravidade da situação é de prever que ainda esta semana o Tribunal Nacional e o Supremo convoquem os visados para se apresentarem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório