Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dono dos Texans apelidou jogadores de "reclusos". Esta foi a resposta

Comentário de Bob McNair incendiou ainda mais os protestos dos jogadores de futebol americano contra o racismo e a violência policial. Praticamente toda a equipa da NFL ajoelhou durante o hino.

Notícias ao Minuto

11:56 - 30/10/17 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Depois de Donald Trump ter agitado o mundo do desporto norte-americano com os seus comentários de reprovação pelos protestos dos jogadores durante o hino, e que se traduziam no ato de ajoelhar ou de erguer o punho durante o ‘Star-Spangled Banner’, agora foram os comentários do proprietário dos Houston Texans, uma equipa da NFL, a acicatar ainda mais os ânimos.

Numa reunião à porta fechada no início do mês, Bob McNair proferiu as palavras que chocaram os presentes. “Não podemos ter os reclusos a mandar na prisão”, disse o dono da equipa texana. O comentário foi publicado num artigo da ESPN, na última  sexta-feira, e gerou polémica.

A equipa divulgou de imediato um comunicado no qual Bob McNair, que doou milhões de dólares para a campanha presidencial de Trump, explicava que os seus comentários “não pretendiam ofender ninguém e não me estava a referir aos nossos jogadores”.

Desculpas que não chegaram para os jogadores, que planearam abandonar o treino na sexta-feira. Não o fizeram mas este domingo, antes do jogo em Seattle contra os Seahawks, protestaram durante o hino. Apenas dez jogadores de um plantel de mais de 50 permaneceram em pé durante o hino, numa das maiores demonstrações de união de equipa desde que estes protestos começaram na época passada.

Duane Brown, uma das principais estrelas dos Houston Texans, já tinha dado voz à revolta dos jogadores depois do treino de sexta-feira. “És um recluso. Não podemos deixar-te sair da linha. Não podemos deixar-te falar por ti próprio. Não podemos deixar que tenhas as tuas crenças. “É isto que sentimos, é uma má situação”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório