Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Catalunha: Manifestação hoje em Barcelona pela unidade de Espanha

Os apoiantes da unidade de Espanha vão-se manifestar hoje no centro de Barcelona, menos de 48 horas depois de o parlamento regional ter declarado a independência e Madrid anulado a decisão.

Catalunha: Manifestação hoje em Barcelona pela unidade de Espanha
Notícias ao Minuto

06:26 - 29/10/17 por Lusa

Mundo Espanha

A convocação foi feita pelo movimento cívico Sociedade Civil Catalã e terá como lema "Todos somos Catalunha! Pela convivência, sensatez".

Os líderes regionais dos principais partidos que lutam contra a divisão de Espanha deverão estar na cabeça da concentração que começa às 12:00 (11:00 em Lisboa).

Os organizadores afirmam que pretendem defender a democracia, a convivência e o diálogo dentro da lei.

O parlamento regional da Catalunha aprovou, na sexta-feira, a independência da região, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a assembleia regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupavam.

Ao mesmo tempo, em Madrid, o Senado espanhol deu autorização ao Governo para aplicar o artigo 155º. da Constituição para restituir a legalidade na região autónoma.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular (direita), apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou ao fim do dia a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

Em resposta, no sábado, o presidente do governo regional destituído, Carles Puigdemont, disse não aceitar o seu afastamento e pediu aos catalães para fazerem uma "oposição democrática", numa declaração oficial gravada previamente e transmitida em direto pelas televisões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório