Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Obama vai a tribunal... cumprir dever cívico

O ex-presidente dos Estados Unidos foi convocado para fazer parte dos jurados num tribunal.

Obama vai a tribunal... cumprir dever cívico
Notícias ao Minuto

17:18 - 28/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Illinois

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teve de mudar a sua agenda para cumprir uma obrigação cívica. De acordo com a informação avançada pelo Washington Post, o 44.º presidente dos Estados Unidos foi convocado para fazer parte dos jurados num tribunal, no Condado de Cook, Illinois.

De acordo com o regime jurídico norte-americano, qualquer pessoa acusada de um crime grave tem direito a um julgamento com júri – uma ‘equipa’ que deve ser formada por pessoas selecionadas aleatoriamente. O diploma legal que regula este requisito estabelece ainda que os elementos do júri devem ser maiores de 18 anos, que saibam ler e escrever e que nunca tenham sido condenados.

O meio de comunicação esclarece que Obama, que é licenciado em Direito por Harvard, vive em Washington, mas mantém a sua casa de Chicago, no Illinois.

Se for selecionado, vai receber 17,20 dólares por dia, enquanto estiver requisitado.

Em 2015 o ex-presidente George W. Bush também foi chamado para ser jurado num caso em Dallas, mas não foi selecionado para fazer parte do júri.

O juiz Timothy Evans foi o responsável por partilhar a informação da seleção de Obama e garantiu que “seriam tomadas todas as precauções necessárias para acomodar as necessidades de segurança e de agendamento”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório