Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Independência da Catalunha 'travada'. 'Vice' de Rajoy irá coordenar

Carles Puigdemont deixa de estar à frente da região autónoma da Catalunha. Agora será Soraya Sáenz de Santamaría a coordenar o processo até que haja eleições em dezembro.

Independência da Catalunha 'travada'. 'Vice' de Rajoy irá coordenar
Notícias ao Minuto

08:10 - 28/10/17 por Inês André de Figueiredo

Mundo Espanha

O dia 27 de outubro de 2017 ficará na História como o dia em que a votação no parlamento catalão deu o ‘sim’ à vitória da declaração unilateral de independência, com o intuito de tornar a Catalunha independente.

A chegada a este ponto obrigou Mariano Rajoy a anunciar as primeiras medidas da já prometida aplicação do artigo 155.º da Constituição espanhola. Com o objetivo de travar a “escalada de desobediência à Constituição espanhola”, o primeiro-ministro anunciou a “destituição do presidente e vice-presidente da Generalitat, Carles Puigdemont e Oriol Junqueras, respetivamente”.

O afastamento dos principais responsáveis pela luta a favor da independência resultou na antecipação de eleições autónomas para o dia 21 de dezembro, uma data também anunciada pelo líder do executivo do país vizinho.

De acordo com o El País, a tendo em conta o documento publicado na madrugada deste sábado pelo Boletim Oficial do Estado (BOE), a vice-presidente Soraya Sáenz de Santamaría irá assumir a maioria das competências do presidente e vice-presidente da Catalunha.

A também ministra da Presidência e para as Administrações Territoriais irá, deste modo, ter o papel chave de coordenar a intervenção no governo catalão, levada a cabo após o artigo 155.º.

Neste trabalho irá contar, como já havia sido anunciado por Rajoy, com a ajuda dos ministros do Governo espanhol que assumirão as respetivas pastas na Catalunha.

“Em todo o caso, as anteriores habilitações irão estar sujeitas aos princípios da prudência e proporcionalidade e com pleno respeito pela região autónoma da Catalunha”, pode ler-se no documento divulgado este sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório