Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Gémeos unidos pelo crânio submetidos a cirurgia de separação

Jaga e Kalia, de dois anos de idade, sobreviveram à cirurgia e estão agora a recuperar. Aviso: as imagens podem chocar os leitores mais sensíveis.

Gémeos unidos pelo crânio submetidos a cirurgia de separação
Notícias ao Minuto

18:20 - 27/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Carreira

Jaga e Kalia, de dois anos de idade, nasceram com uma condição conhecida como craniópago - anomalia congénita caracterizada pela união da cabeça, dos vasos sanguíneos e dos tecidos cerebrais -, uma condição muito rara que ocorre uma vez em aproximadamente três milhões de nascimentos.

Os gémeos foram agora submetidos a uma cirurgia de 16 horas, estando neste momento numa unidade de terapia intensiva a realizar o pós-operatório.

O procedimento cirúrgico foi realizado por 30 médicos – a primeira equipa clínica do género na Índia – num hospital estatal.

O diretor do Instituto de Ciências Médicas da Índia, Randeep Guleria, disse à Press Trust da Índia que os "próximos 18 dias serão extremamente críticos para averiguar o sucesso da cirurgia".

Notícias ao MinutoImagem captada antes da última cirurgia© AIMS

Os gémeos são provenientes de uma aldeia no estado oriental de Orissa e, enquanto “Jaga tem problemas cardíacos, Kalia tem patologias renais”, afirmou ao meio de comunicação o neurocirurgião A K Mahapatra. "Apesar de, inicialmente, Jaga estar mais saudável, agora sua condição se deteriorou. Kalia está melhor", acrescentou.

Os médicos disseram que o trabalho mais desafiador após a separação seria "fornecer uma cobertura de pele em ambos os lados do cérebro para as crianças, pois a cirurgia deixou grandes buracos nas cabeças".

A primeira cirurgia foi realizada em 28 de agosto, quando os médicos criaram uma derivação para separar as veias compartilhadas que retornam sangue do cérebro para o coração. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório