Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Wikipédia 'louca'. Catalunha é independente, região autónoma ou país?

Wikipédia está constantemente a atualizar página da Catalunha. Território independente ou região autónoma?

Wikipédia 'louca'. Catalunha é independente, região autónoma ou país?
Notícias ao Minuto

17:44 - 27/10/17 por Melissa Lopes

Mundo Internet

A Catalunha declarou, esta sexta-feira, a sua independência. No mesmo dia, o Governo de Rajoy aplicou o artigo 155.º, que suspende a autonomia da Catalunha. Este conjunto de eventos está, agora, a suscitar dúvidas e um alvoroço geral. 

A Wikipédia não escapou à confusão. A página da região foi continuamente atualizada a partir das 13 horas desta sexta-feira, sendo a Catalunha, ora declarada como uma nação independente, ora voltava a ser uma comunidade autónoma. Chegou também a ser um território em disputa. As alterações iam sendo feitas quase ao minuto. Prevalece agora, na versão castelhana, a atualização das 15h46: "A Catalunha é uma região autónoma de Espanha". Na versão catalã, a região é considerada um "país europeu". 

O Senado de Espanha aprovou esta sexta-feira por maioria absoluta a aplicação do artigo 155.º da Constituição, que suspende a autonomia da Catalunha.

A medida implica a destituição do presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, e de todos os membros do seu executivo, a limitação das competências do parlamento regional e a marcação de eleições num prazo de seis meses. Os deputados independentistas do parlamento regional da Catalunha aprovaram também esta sexta-feira, instantes antes da decisão de Madrid, a independência da região com 70 votos a favor, 10 contra e dois em branco.

Mariano Rajoy convocou para as 18 horas (17 horas em Lisboa) uma reunião de emergência para aplicar o artigo 155.º. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório