Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Puigdemont descarta convocação de eleições. "Não há garantias de Madrid"

O líder regional da Catalunha afastou a possibilidade de convocação de eleições antecipadas.

Puigdemont descarta convocação de eleições. "Não há garantias de Madrid"
Notícias ao Minuto

16:07 - 26/10/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Catalunha

"Nestas últimas horas, antes que expire o meu poder para convocar eleições no Parlamento, considerei a possibilidade de o exercer e convocar eleições. Muita gente veio falar comigo. O meu dever e a minha responsabilidade é esgotar todas as vias para encontrar uma solução dialogada e acordada", começou por dizer Carles Puigdemont, líder regional da Catalunha, acrescentando que "tentou obter garantias" por parte de Madrid mas que não conseguiu "nenhuma destas garantias, que justifiquem as eleições".

Desta forma, Puigdemont empurrou, de novo, a decisão para o governo central, que esta sexta-feira aprovará no Senado (câmara alta) a aplicação do artigo 155.

"A aplicação do artigo 155.º, que foi aprovada pelo conselho de ministros e, provavelmente, será aprovada pelo Senado (...) é fora da lei, abusiva e injusta", sublinhou Puigdemont, sustentando que não aceita "estas medidas" porque "escondem uma intenção vingativa de um Estado que se sentiu derrotado no 1 de outubro".

Puigdemont acabou, assim, por não tomar uma decisão efetiva, sendo que se esperava que declarasse a independência, como pretendem os elementos mais radicais dos separatistas, ou que marcasse eleições, alinhando com as intenções de Madrid.

Esta sexta-feira, o Senado espanhol deverá aprovar uma série de medidas, tomadas no âmbito da ativação do artigo 155.º, para destituir o presidente da Catalunha e todos os membros do seu executivo, limitar as competências do parlamento regional e tomar medidas que permitam a marcação de eleições num prazo de seis meses na região.

Recorde-se que ativação do artigo 155.º da Constituição espanhola permite a suspensão da autonomia do governo regional e transfere os poderes para o governo central.

[Notícia atualizada às 16h31]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório