Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Independência na Catalunha: Puigdemont propõe eleições antecipadas

Carles Puigdemont fará uma declaração institucional às 13h30, hora local (12h30, em Lisboa)

Independência na Catalunha: Puigdemont propõe eleições antecipadas
Notícias ao Minuto

11:34 - 26/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, pode anunciar hoje a convocatória de eleições antecipadas e a sua renúncia a declarar a independência na Catalunha, segundo fontes do partido Juntos Pelo Sim.

Puigdemont fará uma declaração às 12h30 (hora de Lisboa) no Palácio da Generalitat.

Segundo o La Vanguardia, a eleição regional será marcada para 20 de dezembro.

Esta quinta-feira, os membros do governo regional voltaram a reunir-se, pelas 9h00 (hora de Lisboa), para preparar uma estratégia a seguir caso o governo de Madrid ative o artigo 155.º da Constituição.

Já ontem o presidente da Generalitat havia estado reunido com dirigentes do PDeCAT e da ERC, assim como com representantes de entidades que defendem a soberania da Catalunha e autarcas da região. O encontro só viria a terminar pelas 2h00 (01h00 em Lisboa) sem ter alcançado conclusões definitivas sobre a estratégia a anunciar hoje no Parlamento de Barcelona pelo presidente da Generalitat, numa sessão marcada para as 17h00 (16h00 em Lisboa).

É também hoje que o Senado espanhol começa o debate e votação das medidas que o Governo central pretende aplicar na Catalunha, ao abrigo do artigo 155.º da Constituição, para impedir uma provável declaração de independência na região.

Várias manifestações espontâneas ou marcadas nas redes sociais atravessaram esta segunda-feira as ruas de Barcelona a pedir o fim da violência da polícia espanhola e a proclamação da República da Catalunha. Manifestações sobretudo de estudantes que não aceitam a convocatória de eleições antecipadas.

"Nós votámos, aplica o resultado" ou "Eleições é traição, Puidgemont demissão", são algumas das frases de ordem que se puderam ouvir nos protestos.

[Notícia atualizada às 12h18]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório