Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

EUA aprovam mais sanções contra Pyongyang

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira um projeto de lei para reforçar as sanções contra a Coreia do Norte pelo programa nuclear, e cortar os vínculos de Pyongyang com o sistema financeiro global.

EUA aprovam mais sanções contra Pyongyang
Notícias ao Minuto

06:35 - 25/10/17 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

O projeto, aprovado com 415 votos a favor e dois contra, foi batizado com o nome do Otto Warmbier, o estudante norte-americano que faleceu em junho depois de mais um ano em coma preso no Coreia do Norte.

O texto pede ao Departamento do Tesouro que congele as contas de instituições financeiras internacionais em que a Coreia do Norte registe algum tipo de lucro.

"Chegou o momento em que esses bancos têm de optar entre ajudar e instigar o governo da Coreia do Norte ou defender a paz com os Estados Unidos e os seus aliados", disse o republicano Andy Barr, promotor do projeto, durante o debate legislativo.

"Os bancos estrangeiros (agora) podem fazer negócios que beneficiam a Coreia do Norte e negócios com os Estados Unidos. Não podem fazer ambas as coisas", acrescentou Barr, que defende que as sanções vigentes não isolam por completo Pyongyang do sistema financeiro global.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou em setembro, por unanimidade, um pacote de sanções destinado a isolar economicamente a Coreia do Norte, que limita as importações de petróleo e derivados e proíbe as exportações de têxteis, entre outras medidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório