Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Catalães franceses oferecem casas a Puidgemont e Generalitat

Em caso de exílio, "está tudo preparado".

Catalães franceses oferecem casas a Puidgemont e Generalitat
Notícias ao Minuto

13:41 - 24/10/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Catalunha

A Catalunha vive dias de dúvida e indecisão. Madrid prepara-se para suspender o estatuto de autonomia da região e forçar eleições. Já os membros da Generalitat (governo catalão) arriscam problemas com a lei. Carles Puigdemont, líder do governo catalão, arrisca mesmo uma pena que poderia ir até 30 anos de cadeia.

É grave mas ainda não tão grave, a situação da Generalitat. Mas caso o cenário se agrave chegou oferta do lado de lá da fronteira, nomeadamente de catalães residentes em França.

“Esta tudo pronto. Temos a logística para albergar cerca de 200 pessoas por agora, e mais se for necessário”, explicou Robert Casanovas, ativista catalão local, citado pela agência Reuters.

“O nosso objetivo é estarmos prontos caso haja mandados de detenção contra membros do governo catalão e do presidente em particular”, acrescentou.

O exílio não parece estar nos planos de Carles Puigdemont e dos restantes membros do seu governo. Mas esta iniciativa sugere que o poderiam fazer. E entre as casas oferecidas está a do próprio ativista, que realça que a moradia tem piscina.

Robert Casanovas integra um grupo de catalães franceses que, embora não procurem a independência, querem ter mais autonomia para gerir a sua região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório