Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

McCain desfere ataque a Trump por ter evitado combater no Vietname

O senador considerou "errada" a forma como os americanos mais ricos evitaram a Guerra do Vietname, com os médicos a passarem-lhes diferimentos por doenças ou lesões menores e até inventadas. Muitos consideram que foi uma indireta a Trump.

McCain desfere ataque a Trump por ter evitado combater no Vietname
Notícias ao Minuto

21:14 - 23/10/17 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

O senador John McCain criticou esta segunda-feira o "sistema" que permitiu que muitos norte-americanos evitassem o serviço militar e dessa forma não tenham sido enviados para combater na Guerra do Vietname.

Numa entrevista à C-Span, que marcou o 50º aniversário do dia em que foi ferido e capturado no norte do Vietname, McCain voltou a lançar uma farpa a Donald Trump.

"Um aspeto do conflito que eu nunca vou aceitar é que recrutámos as pessoas mais pobres da América, e os mais ricos encontraram um médico que disse que tinham um esporão ósseo", afirmou.

Apesar de não dizer o nome de Donald Trump, a referência ao esporão ósseo parece ter como destinatário o presidente americano, que não foi enviado para o Vietname numa das ocasiões, em 1968, por ter recebido este mesmo diagnóstico.

"Isso é errado. Se vamos pedir aos americanos para servirem, então todos os americanos devem servir", afirmou McCain.

A troca de galhardetes entre John McCain e Donald Trump não é nova. Em 2015, o então candidato presidencial Trump, questionou se McCain era um verdadeiro herói de guerra. "Gosto daqueles que não capturados", disse.

John McCain tem sido um dos republicanos que tem impedido que a legislação para reformar o sistema de saúde norte-americano seja aprovada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório