Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Mergulhador britânico nadou vários quilómetros para fugir a tubarão

John Craig fazia pesca com lança na Austrália quando começou a ser perseguido por um tubarão tigre com quatro metros.

Mergulhador britânico nadou vários quilómetros para fugir a tubarão
Notícias ao Minuto

18:05 - 23/10/17 por Fábio Nunes

Mundo Austrália

John Craig viveu uma daquelas experiências assustadoras. O mergulhador britânico estava a fazer pesca com lança na companhia de um amigo na costa ocidental da Austrália, mais precisamente em Shark Bay. Um nome que acabou por fazer demasiado sentido para John Craig.

O homem de 34 anos contou à BBC os momentos de pânico e de luta pela sobrevivência que viveu, quando um tubarão tigre com quatro metros começou a descrever círculos em torno de si. Para piorar o cenário, John deixou de ver o barco que ele e o seu amigo estavam a utilizar.

"Estava a tentar chapinhar e gritar para chamar a atenção do meu amigo", disse John. "Podia sentir o ritmo do meu coração a subir porque estava a entrar em pânico por saber que tinha ficado para trás, cinco ou dez minutos disto e percebi que estava no mesmo sítio, e de repente, ao alcance de um braço estava este enorme tubarão tigre de quatro metros".

John Craig admite que esse foi um momento decisivo. "Foi nessa altura que percebi que tinha de esquecer o barco e entrar em modo de sobrevivência". O mergulhador conta que o tubarão estava a fazer círculos em torno de si e que, por vezes, tentava aproximar-se. Nesses momentos, John utilizou a lança para afastar o tubarão.

"Sabia que o barco não ia voltar e que a minha única opção era nadar até à costa. Sabia que eram quase oito quilómetros até à praia e essa é uma distância bastante longa para nadar com um tubarão tigre de quatro metros", afirma o britânico.

John disse que o tubarão o acompanhou até a praia e que a dada altura até pareceu que o animal "estava a escoltá-lo". O mergulhador acabou por ser visto por um helicóptero e acabou depois por ser resgatado por um barco.

Apesar da experiência assustadora, John Craig não ficou com uma opinião negativa relativamente aos tubarões. "Precisamos deles nos oceanos e, por mais assustador que tenha sido na altura, só posso refletir no quão bela era aquela fêmea de tubarão tigre".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório