Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Cidadãos defende aplicação da Constituição para "proteger os catalães"

O presidente do partido espanhol Cidadãos, Albert Rivera, defendeu hoje a necessidade de "aplicar a Constituição" para "proteger os catalães" e "restituir a convivência, a estabilidade económica, a segurança política e cidadã".

Cidadãos defende aplicação da Constituição para "proteger os catalães"
Notícias ao Minuto

15:29 - 21/10/17 por Lusa

Mundo Declarações

"Para restituir a convivência, para restituir a estabilidade económica, a segurança política e também a segurança cidadã é fundamental que apliquemos a Constituição", afirmou, numa declaração, o líder do Cidadãos.

"Há que aplicar a Constituição para proteger os catalães", disse Rivera, ele próprio nascido na Catalunha.

O líder do Cidadãos defendeu a realização de eleições "legais, democráticas e autonómicas" na Catalunha a 28 de janeiro para "restabelecer a democracia", rejeitando assim uma gestão de governo "sine die" à frente da Generalitat (governo regional catalão).

Rivera admitiu que se o presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, se comprometesse hoje mesmo a convocar eleições regionais "sem boicotes", teria de se reequacionar a aplicação do artigo 155.º da Constituição, mas disse que esta opção "não é realista" dadas as últimas atuações do executivo catalão.

O responsável defendeu que todas as formações podem apresentar-se às eleições, incluindo as que defendem a independência da Catalunha: "O problema não é defender a independência, se for de modo democrático, o problema é saltar as leis".

Rivera afirmou que a Generalitat está "em rebelião" e acusou Carles Puigdemont e Oriol Junqueras, presidente e vice-presidente do executivo regional, de terem "liquidado o Estatuto [de Autonomia da Catalunha] e a Constituição".

"Desprezam profundamente a maioria dos catalães, não nos consideram parte do povo da Catalunha, não respeitam os parlamentares da oposição democrática, pretendem apontar aos dissidentes, dizendo que os catalães que querem continuar a ser espanhóis e europeus não fazem parte da Catalunha", disse.

"Quero dizer ao senhor Puigdemont que o povo de Catalunha somos todos os catalães, mas sobretudo os que tomamos decisões e que votamos e que queremos voltar a votar", afirmou.

O Governo espanhol decidiu hoje assumir a gestão corrente do executivo regional da Catalunha, o que inclui a competência de dissolver o parlamento regional e convocar eleições no prazo de seis meses.

As medidas foram acordadas entre o executivo de Madrid, o PSOE (líder da oposição ao Partido Popular, no governo) e com o Cidadãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório