Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PP diz que Governo espanhol está "carregado de razão"

O Partido Popular (PP) pediu hoje aos espanhóis que confiem na atuação do Governo, que está "carregado de razão" ao ter decidido aplicar o artigo 155.º da Constituição para devolver "a legalidade constitucional e estatutária" à Catalunha.

PP diz que Governo espanhol está "carregado de razão"
Notícias ao Minuto

14:11 - 21/10/17 por Lusa

Mundo Catalunha

O coordenador-geral do PP, partido no poder em Espanha, Fernando Martínez-Maíllo, sublinhou que o executivo de Madrid está a cumprir a sua "obrigação" de devolver a legalidade.

Segundo o responsável, o Governo central conta com o apoio dos partidos PSOE e Cidadãos, que, juntamente com o PP, representam quase 75% dos eleitos no parlamento espanhol.

Maíllo também assinalou que o objetivo final destas medidas é a convocatória eleitoral na Catalunha, mas sublinhou que esta convocatória deve fazer-se precisamente dentro da legalidade constitucional e estatutária, e não fora desse quadro.

Assim, considerou que a ordem necessária das ações é a de primeiro regressar à lei e depois realizar eleições regionais.

O Governo espanhol decidiu hoje assumir a gestão corrente do executivo regional da Catalunha, o que inclui a competência de dissolver o parlamento regional e convocar eleições no prazo de seis meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório