Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Dez polícias detidos pela morte de dois indígenas que reclamavam comida

Dez polícias venezuelanos foram detidos pelo alegado envolvimento na morte de dois indígenas que, a 22 de setembro, protestavam pela falta de alimentos na localidade de Tucupita, a 720 quilómetros a sudeste de Caracas.

Dez polícias detidos pela morte de dois indígenas que reclamavam comida
Notícias ao Minuto

22:30 - 20/10/17 por Lusa

Mundo Venezuela

Num comunicado divulgado hoje em Caracas, o Ministério Público (MP) explica que os funcionários detidos pertencem à Polícia do Estado de Delta Amacuro, que as vítimas pertenciam à etnia Warao e que foram identificadas como Jesus Gregório Zambrano Moraleda, de 21 anos, e Jonás José Alcántara Morillo, de 19.

O MP adianta que os polícias foram formalmente acusados dos delitos de "homicídio agravado em segundo grau, com traição e motivos fúteis e ignóbeis", assim como de "tratamento cruel e uso indevido de uma arma orgânica".

Na manhã de 22 de setembro, duas centenas de pessoas concentraram-se na estrada nacional que liga a Tucupita, de onde marcharam até uma sucursal local da rede estatal de supermercados Mercal, para exigir que as autoridades realizassem uma operação de venda de alimentos escassos.

No local, segundo o MP, encontravam-se 21 agentes da Polícia de Delta Amacuro e vários oficiais da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar).

As investigações dão conta que, pelas 18h00 locais, os funcionários teriam disparado contra a multidão. Quatro pessoas ficaram feridas e duas morreram, uma com um tiro no tórax e a outra com um tiro na cabeça.

"O MP coordenou a investigação correspondente e as respetivas diligências realizadas pelo Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC, antiga Polícia Técnica Judiciária), que permitiram a captura, a 16 de outubro, dos responsáveis pelo crime", adianta o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório