Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Há "muito trabalho a fazer" até à segunda fase do Brexit

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmaram hoje que há "muito trabalho a fazer" até à segunda fase das negociações do 'Brexit', após o Conselho Europeu em Bruxelas.

Há "muito trabalho a fazer" até à segunda fase do Brexit
Notícias ao Minuto

14:12 - 20/10/17 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

"Trabalhámos intensamente os preparativos para a fase 2, do lado europeu, porque temos de definir o tom quanto a que tipo de relacionamento queremos com o Reino Unido [...] E há muito, muito trabalho ainda a fazer aí", disse Angela Merkel.

"Há muito progresso a fazer se queremos passar à fase 2" e iniciar as negociações sobre a futura parceria comercial, considerou também Emmanuel Macron.

Numa altura em que alguns setoresbritânicos defendem que a saída do Reino Unido da União Europeia deve ser efetiva a partir de 29 de março de 2019 mesmo que não haja um acordo com a UE, o presidente francês considerou esse tipo de especulação "bluff" e assegurou que a primeira-ministra britânica, Theresa May, nunca mencionou essa possibilidade.

Sobre o valor a pagar por Londres pelos compromissos que deixa de cumprir com a saída, a chamada "conta do divórcio", tanto Merkel como Macron admitiram que continua a haver um fosso entre o que Londres propõe e o que os 27 consideram adequado.

"Estamos longe do satisfatório quanto aos compromissos financeiros", disse Macron, acrescentando que há "um esforço importante a fazer da parte do Reino Unido" nesse aspeto.

"Deixámos claro que não consideramos o aspeto financeiro suficiente", disse Merkel.

Os líderes europeus reunidos em Bruxelas deram hoje "luz verde" aos preparativos internos da UE a 27 para a passagem à segunda fase das negociações do 'Brexit' em dezembro, caso sejam alcançados os progressos suficientes nos próximos dois meses.

Nas conclusões já divulgadas, os líderes indicam que "na sua próxima sessão, em dezembro, o Conselho Europeu reavaliará o estado das negociações com vista a determinar se foram alcançados suficientes progressos" nos três grandes "dossiês" negociados nesta primeira fase das negociações, iniciada há seis meses: os direitos dos cidadãos, a fronteira entre Irlandas e as obrigações financeiras do Reino Unido para a sua saída.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório