Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Brexit: Relatos sobre bloqueio negocial foram "exagerados"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sublinhou hoje que os relatos sobre um bloqueio nas negociações do 'Brexit' "foram exagerados", sublinhando que os progressos são insuficientes, mas não inexistentes.

Brexit: Relatos sobre bloqueio negocial foram "exagerados"
Notícias ao Minuto

12:58 - 20/10/17 por Lusa

Mundo Donald Tusk

"Os relatos sobre um bloqueio nas negociações [entre a União Europeia e o Reino Unido] foram exagerados, o progresso é insuficiente, mas não inexistente", disse Tusk, na conferência de imprensa no final dos trabalhos do Conselho Europeu.

"Esperamos poder avançar para a segunda fase das negociações em dezembro", conforme as conclusões hoje adotadas, sobre o 'Brexit', pelos líderes dos 27.

"Precisamos de uma narrativa mais positiva", disse Tusk.

Por seu lado, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, sublinhou ter usado quatro vezes o termo 'bloqueio' e adiantou que ninguém sabe explicar detalhadamente o que significa um "não acordo".

"Queremos um acordo justo e equilibrado com o Reino Unido", salientou.

Os líderes europeus reunidos em Bruxelas deram hoje "luz verde" aos preparativos internos da UE a 27 para a passagem à segunda fase das negociações do 'Brexit' em dezembro, caso sejam alcançados os progressos suficientes nos próximos dois meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório