Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Líderes da UE dão 'ok' a preparativos para nova fase de negociações

Os líderes europeus reunidos em Bruxelas deram hoje "luz verde" aos preparativos internos da UE a 27 para a passagem à segunda fase das negociações do 'Brexit' em dezembro, caso sejam alcançados os progressos suficientes nos próximos dois meses.

Líderes da UE dão 'ok' a preparativos para nova fase de negociações
Notícias ao Minuto

11:56 - 20/10/17 por Lusa

Mundo Brexit

"Conclusões do 'Brexit' adotadas. Luz verde dos líderes aos preparativos internos da UE27 para a segunda fase" das negociações, relativa à relação futura entre União e Reino Unido, anunciou o presidente do Conselho Europeu na sua conta na rede social 'Twitter'.

Nas conclusões já divulgadas, os líderes indicam que "na sua próxima sessão, em dezembro, o Conselho Europeu reavaliará o estado das negociações com vista a determinar se foram alcançados suficientes progressos" nos três grandes "dossiês" negociados nesta primeira fase das negociações, iniciada há cerca de seis meses, designadamente direitos dos cidadãos, Irlanda e obrigações financeiras do Reino Unido para a sua saída.

As conclusões indicam que, se forem observados progressos suficientes, o Conselho Europeu adotará orientações com vista a estabelecer os termos da futura relação da UE a 27 com o Reino Unido, pelo que convida o Conselho da UE (Estados-membros), em conjunto com o negociador-chefe da UE para o 'Brexit', Michel Barnier, a "iniciar discussões preparatórias internas".

Tal como o Governo português defendia à partida para esta cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, o Conselho Europeu regista então que ainda não foram feitos progressos suficientes na primeira fase das negociações do 'Brexit', sobre os termos do "divórcio", para se passar à segunda, mas deixa um sinal político positivo com vista a avanços nas negociações até final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório