Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Mulheres são culpadas de serem alvo de assédio sexual, diz clérigo

As declarações misóginas do saudita Ahmed Bin Saad Al Qarni estão a gerar enorme indignação. Arábia Saudita é constantemente criticada pela forma como trata as mulheres.

Mulheres são culpadas de serem alvo de assédio sexual, diz clérigo
Notícias ao Minuto

12:08 - 20/10/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Arábia Saudita

Depois de um clérigo saudita ter dito, há cerca de um mês, que as mulheres “não merecem conduzir porque têm um quarto do cérebro”, uma nova figura religiosa do país está a gerar indignação pelas suas declarações machistas e misóginas.

Desta vez, foi o clérigo Ahmed Bin Saad Al Qarni que, recorrendo a um vídeo (que pode ver em baixo), em que se vê uma mulher a entrar dentro de um carro com homens, disse que as mulheres são “as culpadas pelo assédio e pelo adultério”.

“Juro por deus, as mulheres são as culpadas pelo assédio e pelo adultério. Vejam a mulher neste vídeo, foi apenas ela que fez com que o homem parasse de conduzir, e é ela que entra no carro com ele”, escreveu o clérigo na sua conta de Twitter, segundo dá conta o The Independent. “Se ele a violar, ela vai para casa chorar pela sua dignidade”.

Mas as declarações misóginas não se ficaram por aqui. Ahmed Bin Saad Al Qarni escreveu ainda que “uma mulher que saia de casa maquilhada e com perfume é adúltera”.

A Arábia Saudita tem sido alvo de inúmeras denúncias relativamente à forma como trata as mulheres, num país em que estas veem os seus direitos mais elementares serem condicionados e dominados pela vontade dos homens.

Recentemente, o rei Salman emitiu um decreto que vai possibilitar que, a partir de 2018, as mulheres possam conduzir na Arábia Saudita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório