Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Morreu Danielle Darrieux, lendária atriz francesa

A atriz perdeu a vida em casa, na passada terça-feira. Tinha 100 anos.

Morreu Danielle Darrieux, lendária atriz francesa
Notícias ao Minuto

10:17 - 19/10/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo França

Morreu Danielle Darrieux, atriz francesa, aos 100 anos.

A informação foi agora divulgada à AFP pelo seu companheiro. A atriz morreu na passada terça-feira, na sua casa em Bois-le-Roi.

A lendária artista francesa iluminava o mundo da representação francesa desde 1931, quando se estreou com apenas 14 anos. Com uma carreira no cinema e no teatro, Danielle Darrieux chegou ainda a fazer filmes em Hollywood.

"Cem anos passados, ela era uma pessoa um pouco diminuída, e apesar da sua cegueira, estava muito agarrada à vida. Ainda no dia 04 de outubro tivemos uma visita e ela estava muito bem", acrescentou.

Arquétipo da beleza feminina, Danielle Darrieux foi a parceira de Jean Gabin no filme 'La Vérité sur Bébé Donge' (1953) e de Gérard Philipe em 'O Vermelho e o Negro' (1954).

Nascida a 01 de maio de 1917 em Bordéus, Danielle Darrieux participou no primeiro filme, 'Le Bal', aos 14 anos.

A atriz participou em comédias antes de assumir papéis mais dramáticos e triunfar em 'Mayerling' ao lado de Charles Boyer (1935).

Ao mesmo tempo, iniciou uma carreira internacional em 1932, que a levou para Hollywood e para a Broadway.

O seu primeiro marido, Egérie d'Henri Decoin's, 'DD', como foi apelidado, viria a filmar meia dúzia de filmes sob sua direção.

Apesar de maltratada durante a libertação (aquando da ocupação de França, trabalhou para a Continental, liderada pelos alemães), a atriz retomou a carreira e continuou a somar sucessos, incluindo 'La Ronde' e 'Madame de...' (Ophüls), 'L'affaire Cicéron' (Mankiewicz) ou 'Marie-Octobre' (Duvivier).

Ao dar-lhe um papel em 'As Donzelas de Rochefort' (1967), Jacques Demy relançou a atriz, nos seus 50 anos.

Sob direção de Paul Vecchiali (1983) ou André Téchiné ('O Local do Crime', 1986), a atriz mostra que não perdeu nada da sua essência. Em 2002, François Ozon escolheu-a para 'Oito mulheres'.

A partir de 1969, Danielle Darrieux começou a trabalhar no teatro, interpretando Feydeau, Guitry ou Marcel Aymé.

Em 2003, sozinha em palco, criou 'Oscar et la dame rose', de Eric-Emmanuel Schmitt, que lhe valeu um Molière. Danielle Darrieux trabalhou também para o cinema e televisão em 2010.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório